Visualizações de páginas da semana passada

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Por Valéria Escóssia...

Eu, Valéria Escóssia Collaço Pereira,
nascida em Mossoró e veranista de Tibau desde nenê,
minha mãe, que ama essa praia,
me criou para amar essa praia e eu,
criei minhas filhas para ama-lá também.

Ainda peguei o tempo em que se andava de pé no chão,
tirei muito carrapicho do meu pé,
subia toda noite para o brisa e depois para Zé Félix.
Os casaquinhos "moletons" eram amarrados vezes nos quadris, outras vezes nos ombros.
Ouvia Caetano entoar sua  "Lua de São Jorge"
e Geraldo Vandré  a cantar "Caminhando e cantando",
ambos, ficaram gravados na minha memória.
A Ladeira da Igreja era a minha descida oficial,
conhecida pelo povo lá de casa, como a descida de vôzinho,
e para outros, a descida dos Mendes.
A Casa onde veraneava ficava onde era o morrinho de Tibau,
era a casa de Lauro da Escóssia, meu avô, pai da minha mãe, Margarida da Escóssia.
Essa casa abrigava várias famílias e o banho era de cuia, aiiiii, como a água era gelada.
De lá, passamos a veranear no C.R.E.D.A.,
mudamos de local e de hábitos, agora, fazíamos as festas e os carnavais de Tibau.
Das machinhas de carnaval para o Chiclete com bananas.
Ótimos tempos, tempo da minha juventude e adolescência.

O Pedido de Casamento, foi feito "oficialmente" por Filhinho a mamãe, aqui mesmo,
em Tibau, num dia, no outro estávamos casados.
A Construção do Álibi, venho junto com a minha primeira filha Monalisa,
depois veio Monique e Morgana Escóssia, todas veranistas "oficiais",
que adoram e idolatram a praia amada, Tibau.
Hoje, tenho a minha casa na Praia das Emanuelas,
decorada e pintada por mim. Sinto orgulho disso!
Passei por todos os verões, não perdi nenhum até hoje,
e fui para todas as promoções e eventos:
do Manibú ao Bar do Galego,
de Carlão com seus luaus a Barraca de Juscelino,
da Estação da Luz a barraca dos bárbaros,
da Asfarn ao Dunas Praia Hotel,
do Bar de Fabiano as batucadas em Pedro Cem...
Tem mais:
do papafigo a ativa,
do african bar aos fest verões,
da barraca do amor a casa do amor,
do Arrombado ao Skinão da Lagoa,
nada passou despercebido por mim.
É tanta coisa, é tanta história.
Declarar-me para Tibau é fácil:
Amo-te por me acalmar, me deixando zen;
pelo seu mar e pelo seu céu.
Adoro-te pelo simples fato de ser ponto de encontro da família e dos amigos.
Idolatro-a  pela beleza que nós, seres humanos, teimamos em querer acabar.
Queria ser possível, hoje, vivê-la mais tempo,
mas também, sei que num futuro bem próximo,
isso que é meta de vida, vai ser superado e idealizado em minha vida.
Tibau já, Tibau sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário