Visualizações de páginas da semana passada

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

GUARDA-ROUPA INTELIGENTE EM 5 LIÇÕES


A gente constrói nosso guarda-roupa a partir de duas atividades/necessidades que se repetem de tempos em tempos: compras e limpezas. Essas cinco “liçõezinhas” aqui servem pra todo mundo (to-do-mun-do) e dão direção boa tanto pra comprar, quanto pra ter em mente na hora de descartar o excesso do armário, o que não serve mais. Pode ser mais uma dessas listinhas de imprimir e andar na bolsa, ou de pregar na porta do armário. Não é solução a curto prazo (quase nada em estilo pessoal autêntico é!), mas serve pra vida toda!


CUSTO x BENEFÍCIO
É o princípio desse post aqui, sobre investimentos certeiros em guarda-roupa: tem que ter bem em mente como é o nosso estilo de vida, pra então investir no nosso estilo de vestir. Vale gastar mais com o que se usa mais, e gastar bem menos no que vai ser usado pouquinhas vezes. E o que a gente mais usa pode ser descartado com menos peso na consciência, e o que é menos usado dura um tempão sem desgaste nem enjôo no armário. Né?
QUANTIDADE x QUALIDADE
É mais inteligente ter uma quantidade razoável de peças boas – feitas em material de qualidade, com acabamento durável – do que ter montes de peças que com o tempo vão desbotar, descosturar, soltar botões, criar bolinhas no tecido, etc etc etc. Poucas e boas mesmo. Que roupa em ótimo estado de manutenção é meio caminho andado pra se ter imagem elegante, mesmo com look informal. Faz toooda diferença!
ATUALIZAÇÃO CONSTANTE (variedade x clássicos)
Mesmo que a gente tenha um guarda-roupa coerente com o nosso estilo de vida, recheado de coisas que tem a nossa cara, é bom acrescentar pelo menos uma peça-bafo a cada estação pra dar aquela atualizada no look pra não ter cara de sempre-igual, sabe? Mesmo que essa peça dure só por uma temporada mesmo: vale jaquetinhas, vale uma sandália incrível, a bolsa do momento, uns lenços coloridos, um macacão… sabe como? Uma peça que, coordenada com tudo que a gente já usa, faça a diferença pra gente não ficar pra trás. E são essas as peças perfeitas pra se comprar em liquidas!
CONJUNTOS x VERSATILIDADE
Se a gente tem muitos conjuntos no armário, é fácil ficar sempre presa às mesmas combinações e assim parecer sempre ter a mesma cara. Ao mesmo tempo, conjuntos que a gente “desconjunta” e usa com outras peças rendem mil combinações novas – e a gente é a favor até de guardar tudo separado (em vez de juntar a calça e o paletó no mesmo cabide, por exemplo), pra exercitar a coordenação ‘desconjuntada’! Regra boa de versatilidade é essa: cada peça do guarda-roupa deve ser cordenável com pelo menos outras duas, lembra?
ACESSÓRIOS
Temos todas convencidas que acessórios são fundamentais e que, no fim, são o item mais barato e ao mesmo mais “modificador de looks” que a gente pode acrescentar ao guarda-roupa, né? Armário inteligente tem que ter acessórios que façam a diferença, que sejam cereja do bolo dos nossos looks e que digam, com todas as letras e contas e pedras e cores, quem a gente é! =)
Pra complementar:
Abrindo espaço físico e mental no guarda-roupa
Pra comprar menos e melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário