Visualizações de páginas da semana passada

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Marieta Lima...


A precursora da pintura em Mossoró, completa hoje 100 anos, um marco para a cultura potiguar: Marieta Lima de Medeiros.
As homenagens ao seu centenário começam cedo: Marieta será retratada no muro em frente à sua casa, com arte pilotada pelo poeta e artista plástico mossoroense Rogério Dias e outros artistas.
À noite, a partir das 19h, a aniversariante recebe homenagens no Memorial da Resistência e será aberta uma exposição com quadros e fotos antigas de Marieta.
Essa artista hiper talentosa,  começou a pintar aos 10 anos e ajudou o esposo Vicente de Paula Medeiros a criar os quatro filhos, sempre pintando e dando aulas. Continuou assim, mesmo quando perdeu a visão num dos olhos, fazendo arte por pelo menos 80 anos.
Em 2007, tornou-se imortal, ocupando a cadeira número 13 da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense. Pessoa simples e extremamente doce, Marieta tem quadros em outras bandeiras, como Canadá, Estados Unidos, Holanda, Portugal e Itália. Era considerada a artista mais famosa e suas obras eram muito valorizadas, sinônimo de status.
Hoje, boa parte das obras está em órgãos públicos do RN, nas residências de famílias tradicionais e com seus familiares. A Sagrada Família, A Menina na Janela, O Vaqueiro, As Fofoqueiras, A Sarça Ardente, O Menino da Esperança Esfarrapada, A Grande Queimada, O Preto Velho, Os Carnaubais, As Caeiras, Lampião e Maria Bonita estão entre suas principais obras.
A trajetória de Marieta é muito linda e merece os nossos aplausos e o coro de mil vivas!
Salve, salve Marieta Lima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário